e-Física


O objetivo da Física é compreender as leis fundamentais da Natureza.
A Física pretende explicar os mecanismos segundo os quais os vários intervenientes nos processos físicos interagem entre si. A Química investiga como os átomos e as moléculas se combinam uns com os outros, e a Biologia como as células se combinam entre si. A Física fornece a descrição das interações responsáveis por esses processos. A Física permeia toda a Ciência e toda a Tecnologia Atuais. Muitos conceitos de Matemática tiveram a sua origem no processo de explicação de fenômenos naturais feito por físicos.
Neste blog pretendemos mostrar como os conhecimentos de Física nos permitem explicar muitos fenômenos do mundo que nos rodeia e mesmo demonstrar que esses conhecimentos podem ajudar a melhorar o nosso desempenho em muitas circunstâncias. Mas, sobretudo não queremos que o aprendiz fique apenas pela leitura da informação aqui existente. Queremos que, baseando-se no que aqui aprende, ele exerça ativamente um método de experimentação (a Física é uma ciência experimental!) e de modelização, não só através dos projetos existentes no lab virtual, mas também, em cada momento da sua existência, tentando usar o método experimental para compreender como evoluem todos os objetos que mais ou menos remotamente com ele interagem.
Com base nessa compreensão deve então criar modelos para prever a evolução futura desses objetos. Propomos assim que esta visita ao blog seja mais que uma simples colheita de informação: ela deve ser o início de uma viagem de descoberta –ou redescoberta– de tudo o que está à nossa volta... Viagem até ao infinito: ao pequeno, ao grande, ao complexo.
O conteúdo de Física aqui apresentado, especialmente para alunos brasileiros, foi escrito com base no excelente trabalho dos colegas portugueses da e-escola, do Instituto Superior Técnico de Portugal, Universidade Técnica de Lisboa.

Tópicos:

Um comentário: